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Grupo Marche

DISCIPLINAS

Comunicação Interna
Campanha de Impacto
Engajamento de stakeholders
ESG

Uma das maiores redes de supermercados de São Paulo, referência em produtos e serviços gourmet, o Grupo Marche conta com mais de 2.500 funcionários em diversos setores, distribuídos em 28 lojas, escritório e centro de logística, na Capital e Grande São Paulo, nas redes do St. Marche e Empório Santa Maria.

Quando o Grupo Marche procurou a Tide Social, os pilares de ESG já estavam bem definidos, mas faltava o principal: estruturar a comunicação e envolver os colaboradores em todas as ações de impacto.

nosso jeito de fazer

Com um público tão diverso e pulverizado, a gente sabia que a comunicação precisaria ser envolvente, consistente e eficiente.

Desenhamos um estruturado planejamento de comunicação, faseado, e com ações para os quatro pilares de ESG do Grupo.

Lançamento

A primeira ação do planejamento foi a elaboração de uma comunicação proprietária para as ações de impacto. O Grupo acatou e, assim, garantimos uma identidade visual para a área, com logo para o projeto e linhas e cores definidas para cada uma das frentes. A estratégia desenhada pela Tide Social contou com uma campanha de lançamento de causa bem estruturada.

No primeiro momento, materiais de comunicação on e offline foram distribuídos nas lojas e escritórios, e provocavam o colaborador:

Os mais de mil acessos no QR Code do teaser nas primeiras horas marcava o sucesso da etapa de lançamento

Um vídeo, conduzido pelos fundadores e colaboradores, trazia um tom próximo, legítimo e bem explicativo.

Reproduzir vídeo sobre Grupo Marche - Vídeo case
Jornada do colaborador

Jornada do colaborador

Um funil de engajamento personalizado para a jornada do colaborador do Grupo foi construído especialmente para atender a estratégia, e as etapas que precisariam ser seguidas para completar a imersão dos colaboradores na temática foi desenhada.

O olhar de um time dedicado e especialista em causa trouxe um diferencial para esse funil: antes de comunicar as ações, a gente precisa explicar o que é ESG.

Afinal, estamos conversando com 2.500 pessoas!

E pessoas são diferentes! A etapa educação do funil seguiu de forma leve e informativa durante todo o processo.

Era hora de entrar nas temáticas

Para apresentar a importância dos temas abraçados pelo Grupo, explicar as causas e divulgar as ações e organizações impactadas, foram definidos os canais de comunicação e suas recorrências: jornal mural, newsletter, Yammer e WhatsApp. O foco era sempre conversar com os diferentes públicos e abordar, de forma equilibrada, os quatro temas.

Durante este processo, mês a mês, trabalhamos na divulgação das ações, resultando em conteúdos educativos para que os colaboradores adentrassem no universo ESG e nos quatro temas, estimulando o senso de pertencimento e conhecimento.

Temáticas

Ponto alto

Foi incrível e desafiador propor ações pontuais para engajar os colaboradores na jornada ESG! Dentre as principais ações, promovemos um conteúdo impresso de promoção à saúde, disponibilizando papéis bandeja nos refeitórios, com exemplos práticos e intuitivos sobre alimentação saudável. Era educação e entretenimento em uma mesma ação.

Focando em engajar os colaboradores da frente de caixa, que exercem papel fundamental nas ações “para fora”, cartinhas nominais escritas por crianças que são atendidas pelas organizações beneficiadas pelo Projeto Arredondar, no qual esses mesmos colaboradores oferecem diariamente o arredondamento nas compras dos clientes do Grupo, foram entregues. Essa ação tocou toda e rede, fez aumentar as doações e rendeu algumas lágrimas.

Destacamos também as entrevistas publicadas com os colaboradores que fazem acontecer o ESG! Acreditamos que reservar um espaço nos canais de comunicação é uma ótima forma de dar protagonismo, trazer senso de
pertencimento e acolher!

Cartas

Papel bandeja reutilizável com sugestões para uma alimentação e dia a dia mais saudável, disponibilizado nos refeitórios das lojas do Grupo, a fim de consicentizar os funcionários.

Carta

Cartinhas nominais, em agradecimento a cada um dos funcionários que atua na frente de caixa e oferece o arredondamento, referente ao Projeto Arredondar, para clientes do Grupo.

o resultado

Com a consultoria de comunicação,
levamos conhecimento de impacto e ditamos o tom de voz e posicionamento para dentro.

Com o planejamento,  estruturamos os canais e as fases de cada etapa.

Conseguimos gerar senso de pertencimento, valorizar as atuações e histórias dos colaboradores, disseminar o entendimento do que é ESG e sua importância e estabelecer uma ponte de conhecimento entre as ações realizadas pelos quatro pilares dentro do Grupo Marche e os funcionários.

Ao todo criamos:

para Yammer e WhatsApp
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0 vídeo
marketing
0 e-mails
murais
0 jornais
informativos
0 impressos
ESG
St Marche Supermercado