cliente
DISCIPLINAS
Campanha de Captação de Recursos
Marketing de Influência
Programa de Bolsas para Universitários Indígenas da região da Amazônia legal
O Instituto Bei é uma organização sem fins lucrativos que atua em prol da educação, desenvolvendo programas educacionais e implementando projetos que estimulam debates e colaboram para a formulação de políticas públicas.
Em 2022, o Instituto lançou o Projeto Cora – Corações da Amazônia, uma iniciativa de apoio educacional aos jovens da Amazonia Legal. O primeiro passo foi olhar para os jovens que já estão dentro de universidades e apoiá-los, criando o programa de Bolsas para Universitários Indígenas da região da Amazonia legal – edição alto Xingu.
Para garantir o financiamento da primeira turma, o Instituto fechou uma ação de marketing de causa com a marca Havaianas, revertendo 7% das vendas do modelo de sandálias com estampa criada por Rubens Belém, artista de Parintins, para Projeto de Bolsas.
Lançar o Programa, dentro e fora do Instituto Bei. Isto é, criar uma marca, suas narrativas e identidade própria, mas dentro do guarda-chuva do Instituto. Com a nova marca, nasceu também um vídeo que apresentava a proposta de valor do CORA.
Depois, foi a hora de localizar os indígenas das etnias da região do Alto Xingu que tivessem interesse nas bolsas de estudo e fazer a comunicação do programa chegar até eles, fazê-los acreditar e se inscrever.
Todo o time da Tide envolvido no projeto fez uma imersão no recorte social do Programa de Bolsas, a fim de entender sobre quais etnias estávamos buscando e os principais desafios enfrentados pelos indígenas nas universidades do Brasil. A partir desta imersão, toda a comunicação foi desenvolvida considerando buscar empatia, valorizando os diferentes contextos com imagens reais e o uso de mensagens claras, curtas e objetivas. Aproximando e facilitando o entendimento, entre os diferentes dialetos falados pelos candidatos.
Para a escolha dos canais de comunicação, além dos canais institucionais do Instituto, a Tide contou com o apoio de uma rede de parceiros locais para atingir de forma mais direta os candidatos: ISA (Instituto Socioambiental) e ATIX (Associação Terra Indígena do Xingu). Além disso, alinhamos o apoio da marca Havaianas que permitiu que explorássemos os espaços de exposição do modelo específico da sandália onde, através de um QrCode, pudemos reforçar a importância do Programa para a comunidade indígena.
Ao todo foram mais de 30 peças, distribuídas em 40 dias de divulgação, mas um sucesso dentro do público: das aldeias até os estudantes espalhados pelas universidades do Brasil, resultando em 35 indígenas universitários inscritos no programa.