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O que uma marca de beleza pode fazer pelo mundo?

Mariana Franceschinelli
Mariana Franceschinelli
Sócia Fundadora da agênciamam Relações Públicas e da Tide Social

Na última semana, participei do #SustentainableDay2019, evento promovido pela Natura. No convite uma informação já me chamou a atenção: “traga sua caneca/garrafa retornável. Aqui na Natura não utilizamos copos descartáveis”. Claro que aderi, mas logo pensei: mais uma ação de marketing!

Foto tirado durante o evento #SustentainableDay2019

Durante todo o #benchmarking, conheci vários programas legais da empresa que nunca tinha ouvido falar, mas por muitos momentos segui achando “pouco e irrelevante” a campanha “copo plástico zero” para uma empresa como a Natura que, apesar dos diversos programas de sustentabilidade, ainda tem muito plástico nos seus produtos.

Com a @TriCiclos (agênciamam é a assessoria de imprensa da empresa, que é referência mundial em economia circular) tenho aprendido muito sobre economia circular e estou treinando meu olhar para analisar melhor todas as ações “sustentáveis” promovidas pelas empresas. Lembrando que o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, com 11,3 toneladas, atrás apenas dos Estados Unidos, da China e da Índia. Desse total, mais de 10,3 milhões de toneladas foram coletadas (91%), mas apenas 145 mil toneladas (1,28%) são efetivamente recicladas.

Tomar a decisão de mudar algo – em casa ou no trabalho – traz também outros desafios. Não é apenas deixar de usar copo descartável de um dia para outro. É necessário investir em alternativas, fazer campanha, precisa engajar os colaboradores que nem sempre aderem, encontrar soluções para clientes, visitantes, convencer terceirizados, o pessoal da lanchonete, tentar engajar fornecedores. Enfim. Toda a cadeia.

Trata-se de novos hábitos, mudança de cultura e muita persistência. 

Segui achando pouco até ouvir que, apenas no administrativo da empresa, o primeiro setor a ter que se adaptar a “uma vida sem copo plástico”, são deixados de usar 25 mil unidades por dia de copos plásticos. Eu não fiz a conta e nem confirmei os números, apenas anotei: 25 mil copos apenas em UM setor de UMA empresa.

De forma breve e superficial, saí de lá com duas opções:

  1. Afirmar que isso é pouco para a Natura e seguir com o pensamento de que se trata apenas de uma ação de marketing.
  2. Não criticar quem está fazendo algo, fazer a minha parte, encontrar uma causa e passar as boas iniciativas para frente.

Fico com a 2. Qual a sua escolha?