Logo Tide Social

Investimento Social Privado como estratégia e parte do seu negócio

Fabiana Bernardino Pasquetto
Sócia fundadora na Tide Social | Apaixonada por comunicar causas

Com a recente declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o fim da fase de emergência da pandemia, me veio à cabeça que, entre tantas perdas irreparáveis, tivemos pelo menos a certeza de que sabemos nos reinventar. Nos mostramos dispostos a ajudar, acolher e a doar o que temos de mais valioso, tempo e habilidade. Não é atoa que ações dedicadas ao voluntariado praticamente dobraram na última década. Todos os dias temos trocas com empresas e conhecemos uma nova forma de ativar ações de forma contínua ao que antes era apenas uma ação pontual.

Por muitos anos, o voluntariado e a filantropia eram vistos como uma atividade isolada e desconectada dentro do negócio e estratégia de cada empresa. Mas essa mentalidade vem mudando à medida que as empresas reconhecem o potencial do Investimento Social Privado (ISP) como uma ferramenta para fortalecer a marca, agregar valor e aumentar o reconhecimento e a lealdade de clientes e colaboradores. À medida que as empresas privadas amadurecem essa abordagem, elas se tornam agentes de mudança mais eficazes e sustentáveis. É nesse momento que buscamos parcerias sólidas com organizações da sociedade civil e agentes locais, a fim de construir pontes de diálogo e cooperação. Essa colaboração pode levar a soluções mais inovadoras e eficazes, diferente de uma filantropia empresarial pontual, em que a responsabilidade da empresa é vista apenas no ato de doar, sem maiores preocupações com a sustentabilidade do negócio e o resultado contínuo da ação.

Sabemos que existe uma pressão por resultados rápidos e tangíveis,mas o impacto social é sempre a longo prazo. Por isso, olhar para o ISP como estratégia permite que as empresas atendam às necessidades e expectativas de forma mais abrangente, identificando oportunidades de gerar valor social e ambiental de acordo com a demanda de cada ação.

Essa evolução representa um passo importante rumo a uma abordagem mais consciente, e também se mostra uma resposta à crescente demanda por empresas socialmente responsáveis. Consumidores estão cada vez mais atentos às práticas éticas, e isso influencia em decisões de compra. Ao incorporar o ISP em sua estratégia, as empresas não apenas cumprem um dever social, como também fortalecem seu posicionamento e a confiança de consumidores. Isso resulta em uma vantagem competitiva significativa no mercado, além de abrir portas para parcerias estratégicas com organizações que compartilham dos mesmos valores.