A ONG Visão Mundial está lançando, a Jessica, Janela de Educação e Serviços Sociais Integrados para Criança e Adolescente, uma inteligência artificial, pensada em comunicar e informar crianças e adolescentes atendidos pelo Futebol Delas, iniciativa ONG em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Recife (COMDICA), sobre os seus direitos. Todo material disponibilizado pela ferramenta foi pensado para um acesso interativo, divertida e que gerasse uma identificação com o seu público.
No canal do YouTube da ONG foi realizada uma live de apresentação da ferramenta na última quarta-feira (19) e nesta segunda-feira (24) a plataforma será disponibilizará para acesso. A Jessica será disponibilizada através do QR Code presentes nos canais de comunicação da ONG, como site, www.visaomundial.org.br/tag/pernambuco e o Instagram, @visaomundialbr. Como é um chatbot, a comunicação será feita através das respostas dos menus que já estão estruturados.
A inteligência artificial também poderá ser acessada pelo público externo que busca sobre o tema discutido. A construção da ferramenta teve a participação das 160 garotas, entre 10 e 16 anos, que integram o projeto Futebol Delas, que tem o intuito de trabalhar o combate à violência de gênero com crianças e adolescentes através da prática esportiva, tendo como alvo o futebol. “A gente levou para as garotas as cinco opções de avatares de meninas, com nomes diferentes para que elas pudessem escolher a que mais se identificariam e a Jessica foi fruto dessa escolha. Quase 90% do público trabalhado na iniciativa é formado por meninas pretas e pardas e o fato da Jessica ser uma menina preta, também é um resultado da identificação das crianças e adolescentes que fazem parte do projeto”, detalhou o assessor de projetos da Visão Mundial, Bruno Rosas.
A plataforma é um chatbot que funciona através do aplicativo de mensagens, o WhatsApp. Nela estarão presentes conteúdos sobre os direitos da criança e do adolescente, violência de gênero, orientação sobre quais são os canais oficiais de denúncias, como o Disque 100 para denúncias de violência contra crianças e adolescentes e o telefone da Delegacia Civil de proteção de Criança e Adolescente (DCPCA), por exemplo. Os materiais tem uma linguagem acessível para o seu público, são de fontes oficiais como o Governo Federal, universidade e autorais da Visão Mundial e podem ser baixados. “A gente traz também informação sobre a Seleção Feminina de Futebol, agora, que estamos na Copa do Mundo Feminina, com curiosidades, histórias. E trabalhamos a desigualdade, discriminação de gênero através do futebol, que tem uma raiz tão masculinizada e a gente vai desconstruir isso com essas meninas para que elas possam se enxergar aonde elas quiserem estar e fazerem o que elas quiserem”, afirmou Bruno.
A ONG observará a interação e acessibilidade para procurar expandir a plataforma para outras organizações, até a nível nacional, seguindo a mesma diretriz de proteção a criança e ao adolescente. “A gente está muito feliz com essa iniciativa e tem uma expectativa muito bacana que trará benefícios para crianças e adolescentes. Esperamos o sucesso da Jessica, como a nossa nova integrante do nosso projeto Futebol Delas”, disse o assessor de projetos da ONG Visão Mundial.