Logo Tide Social

Jovem utiliza Inteligência Artificial para combater violências de gênero

Observatório do Terceiro Setor

Utilizando a Inteligência Artificial como ferramenta de transformação social, João Medeiros, também conhecido como Doutor Gigabyte, criou assistentes virtuais para ONG Visão Mundial e com a organização Arco; a iniciativa combate preconceitos e violência de gênero

Em Jaboatão dos Guararapes, uma empresa local liderada por João Medeiros, também conhecido como Doutor Gigabyte, está alavancando a Inteligência Artificial (IA) para combater problemas sociais sérios: o preconceito e a violência de gênero.

Medeiros, que atuou como professor de informática por 12 anos, hoje emprega sua perícia em IA para capacitar organizações não governamentais (ONGs) na criação de assistentes virtuais dedicados à conscientização e educação. 

“A importância das ferramentas de IA tornou-se clara para mim como educador. Elas abriram um leque de possibilidades para novas funcionalidades”, afirma Medeiros. “Por isso, decidi unir todo o meu conhecimento e trabalhar com essas ferramentas para trazer uma nova perspectiva. Meu objetivo: proteger e educar a todos” diz João Medeiros. 

Para o jovem, a IA não é apenas uma ferramenta, mas uma aliada para a conscientização, a educação e, finalmente, a transformação social.

Um dos trabalhos desenvolvidos foi a Jessica, uma Assistente Virtual desenvolvida para a ONG Visão Mundial, atuando como recurso educativo para crianças e adolescentes de Recife, sobretudo para as participantes do projeto Futebol Delas. Esta IA, acessível via WhatsApp, propicia a compreensão de direitos humanos, oferta informações sobre proteção à infância e adolescência, além de cartilhas sobre violência de gênero e empoderamento feminino. Ainda inspira com histórias de jogadoras da seleção feminina, unindo direitos humanos e esportes.

Sofia é uma inovação do ativista João e da ONG Arco: um ChatBot no Instagram que auxilia a comunidade LGBTQIAP+ no Brasil. Acrônimo para “Sistema de Organização e Facilitação de Informações Automatizado”, Sofia aborda desde identidade de gênero, orientação sexual, até direitos legais e cuidados com a saúde mental e física. Também fornece orientações sobre uso de substâncias psicoativas. Acessível via Instagram da Arco (@ong.arco), Sofia democratiza o acesso à informação e luta contra o preconceito.

Esse projeto é um farol de inovação em Jaboatão, colocando a cidade e as ONGs locais no mapa global como líderes em soluções tecnológicas para problemas sociais. A história de Medeiros é uma chamada à ação – um convite para que outras empresas, educadores e líderes do setor vejam o potencial da IA como um motor para a mudança.

As iniciativas estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda de 2030 da ONU, sendo os ODS 4, 5 e 17, relacionados a educação de qualidade, igualdade de gênero e parcerias e meios de implementação.