Em parceria com a Turn on the Light e o grupo Caras/Editora Perfil, a ONG Visão Mundial realiza a campanha Conectando Amor no Sertão; a iniciativa arrecada recursos para adquirir 100 cisternas destinadas à captação de água em Alagoas, onde moradores sofrem com a seca e a estiagem. Em setembro, com apoio da organização social Cactus, 20 cisternas já foram entregues
Neste ano, a Visão Mundial, em parceria com empresários da Turn on the Light e do grupo Caras/ Editora Perfil, lançou a campanha Conectando Amor no Sertão, para apoiar centenas de pessoas no acesso a um bem fundamental para a vida: a água. Desde maio, a ONG arrecada recursos para adquirir 100 cisternas, reservatórios para captação das águas da chuva com capacidade de armazenar até 16 mil litros, que estão sendo doadas para os moradores de Mata Grande, uma das regiões de Alagoas que mais sofre com a seca e a estiagem. As primeiras 20 destas cisternas foram entregues em setembro, com o apoio da organização social Cactus, parceiro da Visão Mundial no território há mais de 20 anos.
Os moradores da “Serra do Urubu”, do “Morro do Sabonete” e do “Morro de Santa Luzia”, que estão sendo beneficiados pelas cisternas, vivem ali há mais de 30 anos e sempre sofreram com a falta de acesso à água. Agricultores em sua maioria, eles precisavam ir e voltar diversas vezes ao dia, a pé ou com a ajuda de um jegue, em um percurso de mais de uma hora, para ter água para as necessidades diárias da família e do plantio. Essa tarefa normalmente ficava com as mulheres, que faziam o trajeto mais ou menos cinco vezes ao dia para conseguir ter água suficiente para as necessidades mais básicas como cozinhar, higiene pessoal e matar a sede. Elas caminhavam com baldes e galões pesados em uma ladeira íngreme e pedregosa, tomando todo cuidado para a carga não derramar.
A família da Patrícia foi contemplada com uma cisterna, ela conta que chegava a acordar antes das 5 horas da manhã para entrar na fila para pegar água. “Eu descia com um jegue e trazia 4 bujões de 15 litros, na volta, tinha que parar no meio do caminho, tanto a gente ficava cansada como o jegue. No verão, ficava pouca água, só dava para pegar uma ou duas cargas,” relembra. Ela conta que ter uma cisterna mudou sua vida: “Foi imensa a alegria e eu tenho um agradecimento para o resto da nossa vida. Nós vamos ter água em casa, com fé em Deus.”
As palavras da Patrícia e de muitos outros brasileiros que são positivamente impactados pelos programas da Visão Mundial são o melhor agradecimento e o maior incentivo da ONG que, desde 1998, atua fortemente na região do Sertão de Alagoas atendendo a diversas emergências como questões de segurança alimentar e as dificuldades causadas pelas grandes secas na região. A organização também já realizou diversas atividades relacionadas ao temas e também em educação e proteção infantil. No total, mais de 18 mil crianças foram impactadas e mais de 300 cisternas já foram instaladas nas regiões de Canapi, Inhapi e Mata Grande.
As cisternas são uma tecnologia social “barata”, de fácil construção e manejo pelas famílias beneficiárias. O reservatório permite que, em períodos chuvosos, a água seja captada e reutilizada em atividades do dia a dia e para consumo, viabilizando imediato acesso à água limpa. Uma cisterna pode beneficiar até três famílias se compartilhada, mas o ideal é que cada residência possua a sua. A instalação da cisterna também contribui para a diminuição de doenças estomacais e intestinais causadas pelo consumo de água de barreiros.
“A implantação de cisternas é uma alternativa eficiente para levar água a comunidades esparsas do semiárido nordestino; nós, da Visão Mundial, estamos sempre em busca de soluções que possam trazer mais saúde e qualidade de vida para os que estão em vulnerabilidade. A parceria desta campanha irá viabilizar a doação e instalação de 100 cisternas para garantir acesso à água limpa para subsistência, para apoio na plantação de vegetais, grãos e criação de animais. Irá garantir também uma perspectiva de vida com mais proteção e dignidade”, afirma Thiago Crucciti, Diretor Nacional da Visão Mundial.
A campanha “Conectando Amor no Sertão” está em sintonia com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ela busca promover o acesso à água limpa (ODS 6) para comunidades rurais, contribuindo para a agricultura sustentável (ODS 2), melhorando a saúde (ODS 3) e reduzindo desigualdades de gênero (ODS 5) e socioeconômicas (ODS 10) em uma região afetada pela seca.