Logo Tide Social

Crianças e adolescentes de projeto social vivem semana de esportes em Fortaleza

Globo Esporte Ceará

Semana Sport Day mobiliza quase 500 crianças e adolescentes em três dias de campeonato

As Areninhas Perimetral, Santa Maria e Santa Filomena, em Fortaleza, vivem uma semana de esportes até quinta-feira (6). O evento, que ocorre nos bairros Ancuri e Jangurussu, mobiliza quase 500 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

Para Maria José Abreu, coordenadora do projeto Golaços (da Ong Visão Mundial), a “Semana Sport Day” celebra o encerramento de um ciclo produtivo tanto nas perspectivas esportiva e de formação cidadã.

– Finalizar o projeto com uma copinha é o momento perfeito para colocar em prática a integração que eles já vêm vivendo durante esses meses de treino. Então a gente dividiu os times e, ao longo do projeto, eles realizaram oficinas temáticas sobre direitos das crianças e dos adolescentes. Enfatizamos a importância desses direitos para eles e as famílias – explica Maria.

No evento, cada um dos 15 clubes carrega um direito ou um dever como nome, a exemplo da equipe “Eu tenho direito a liberdade” e “Eu devo respeitar meus pais”.

Para a aluna Eishyla Sophia, de 11 anos, moradora do Ancuri, o momento é de diversão e também de incentivo ao sonho de jogar profissionalmente.

– Quando eu tinha de 7 para 8 anos, meus amigos jogavam na rua e eu pedi pra jogar. Era muito ruim (jogando), mas comecei a pegar o jeito, agora driblo uma ruma de gente – diz a menina, que joga como zagueira.

As inspirações estão na ponta da língua: Formiga e Marta, duas das maiores jogadoras de futebol de todos os tempos.

Eu quero jogar na Seleção Brasileira e no Fortaleza – projeta a menina.