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Redes sociais: use e abuse para comunicar uma causa e gerar transformações

Fabiana Pasquetto
Fabiana Pasquetto
Sócia fundadora na Tide Social | Apaixonada por comunicar causas

“Quero ajudar a divulgar uma causa social, mas não sei como”. Pode não parecer, mas essa dúvida ainda é muito frequente. Se sua empresa, atualmente, não tem recursos para abraçar uma causa, não possui equipe para se dedicar a algum tema relevante ao desenvolvimento social, existe uma alternativa que está ao seu alcance, é eficiente e muito abrangente: as redes sociais.

Explico: você pode usar as páginas da sua empresa (e as suas páginas pessoais) no Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn, WhatsApp – e onde mais quiser – para divulgar uma causa. Pode, também, dedicar uma parte daquele recurso que já está destinado aos posts patrocinados para disseminar um tema social ou ambiental que esteja conectado ao posicionamento da sua marca. Pode não parecer, mas essa é uma forma de doar e se comprometer com questões essenciais à comunidade, seja ela do tamanho que for. O importante – e determinante para a sociedade e para seu negócio – é começar a agir para gerar mudanças.

Lembre-se que o que você e sua empresa “dizem” nas redes define como pensam e no que acreditam – e desenham suas identidades. Ou seja, essa partilha de causas comunica também os valores e o propósito da sua marca, dialogando com seus consumidores, colaboradores, prestadores de serviços e investidores. Por isso, faça uma análise apurada da causa que irá abraçar e, se possível, procure conhecer a fundo a instituição que será apoiada. O importante aqui é escolher com legitimidade e comunicar a verdade.

Rapidez, alcance, eficiência e visibilidade

Uma pesquisa realizada peloGeorgetown University’s Center for Social Impact Communication com a organização Waggener Edstrom Worldwide (2013) mostrou que muitas pessoas preferem usar as redes sociais para comunicar causas, no lugar da comunicação offline, porque espalham a mensagem mais rapidamente (56%) e porque influenciam outras pessoas para que também apoiem a causa (43%).

Além disso, postar sobre um tema relevante, que sensibilize seu público-alvo, gera mais que visualizações: promove compartilhamentos e destaque à marca, além de ampliar as chances de seu “recado” chegar a quem, também, contribua à causa.

Para escolher o tema, que tal realizar uma pesquisa com seus colaboradores? Por quê? Porque eles serão os primeiros a curtir e compartilhar os posts que sua empresa irá divulgar. A lista de opções é vasta e seja lá o que ficar decidido, nunca se esqueça: tem de dialogar com a essência do seu negócio.

Depois que a causa estiver definida, é importante envolver a equipe de Comunicação e Marketing da empresa para elaborar um plano de ação que possa trabalhá-la de um jeito eficiente e que não destoe das demais comunicações que a empresa faz. Algumas dicas para começar:

  1. Definam uma hashtag que traduza a causa e a alie à sua marca
  2. Por meio da comunicação interna, convide seus colaboradores e fornecedores a abraçarem a causa também, compartilhando os posts
  3. Qualquer conteúdo sobre a causa precisa de uma boa fonte para sustentá-lo, trazendo credibilidade ao post. Então, pesquisa é tudo!
  4. Se você decidiu apoiar uma causa via uma organização social, entre em contato com ela, estabeleça uma parceria e conte qual o plano para apoiar a divulgação. Ter a marca da instituição social assinando seus posts gera mais visualização, credibilidade e compromisso de todos
  5. Use a sua rede pessoal para reforçar essa comunicação e incentive as lideranças da sua empresa a também fazerem isso
  6. E o mais importante, reforce e divulgue as formas como as outras pessoas podem apoiar a instituição. Compartilhe o link para doação, dados para depósito, formas de se tornar voluntário. Não esqueça do famoso “call to action”

Os tempos estão difíceis e toda ajuda é bem-vinda. Por isso, não se preocupe se, neste momento, comunicar uma causa nas suas redes é o que sua empresa pode fazer para melhorar o cenário. Acredite: já é muito útil e super necessário. Por isso, se quiser conversar a respeito para otimizar essa ferramenta, é só comentar aqui.