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ESG, uma “vacina” que pode salvar sua empresa da crise

Fabiana Pasquetto
Fabiana Pasquetto
Sócia fundadora na Tide Social | Apaixonada por comunicar causas

Os efeitos da Covid-19 na economia e na sociedade trouxeram à tona a agenda ESG (Environmental, Social and Governance, em português, Ambiental, Social e Governança). Não é para menos: segundo estudiosos no tema, empresas que traduzem essa agenda em ações práticas e cotidianas têm obtido bons resultados no enfrentamento das crises, sem precedentes, que abalaram o cenário mundial.

O que destaca essas corporações das demais são iniciativas para o uso inteligente dos recursos naturais, a diminuição da emissão de gases de efeito estufa, a eficiência energética e o combate à poluição, por exemplo.

Dentro da esfera social, as empresas ESG investem empolíticas e relações de trabalho saudáveis e sustentáveis que promovem inclusão e diversidade nas equipes, engajamento dos funcionários nas causas sociais, dedicação às comunidades do entorno, zelo pela privacidade e proteção de dados, dentre outros aspectos.

No que diz respeito à governança, apresentam diferenciais que fortalecem seus valores e sua visão, como independência e diversidade dos conselhos, a manutenção e valorização de comitês de auditoria e fiscal, compromisso com a ética e a transparência, tanto para o público externo como interno.

Para especialistas em investimentos, as empresas ESG estão anos-luz à frente daquelas que avaliam e comunicam sua eficiência apenas com base nas tradicionais métricas econômico-financeiras. A XP Investimentos, pioneira no mercado de ações, é taxativa ao orientar seus investidores: “Na nossa visão, as empresas vencedoras serão aquelas cujo comportamento em relação às questões ambientais, sociais e de governança são colocadas em primeiro plano ”. Ou seja, quem investe quer ter certeza de que, em meio ao caos, seus recursos serão preservados, sem perdas consideráveis.

Nós ainda estamos no meio de um “tsunami” que tem arrastado a economia mundial -e do País – para patamares preocupantes. Será que sua empresa está preparada para enfrentá-lo?

Por onde começar?

Dizem que grandes obstáculos podem inspirar mudanças estruturais. Pois bem: este é o momento de transformar e fortalecer o perfil e a saúde financeira de sua empresa para que ela possa “surfar” na onda da crise sem se deixar sugar por ela. Mais do que isso, é hora de fazer a diferença, não só aos olhos dos investidores, mas, também, de sua equipe, seus fornecedores, clientes e da comunidade. Acredite, olhar para o ESG como uma mudança estrutural no seu negócio trará retornos interessantes em curto, médio e longo prazos.

Você pode também se perguntar se a sua empresa tem o porte ou tamanho necessário para mergulhar nesse tema. Calma, não é necessário “abraçar o mundo” e querer resolver tudo ao mesmo tempo. Mas é essencial definir o ponto de partida, por exemplo, ao rever como a sua empresa lida com os recursos naturais, com os resíduos que gera ou, ainda, de que maneira pode diminuir os níveis de poluição que causa, engajando-se ao “E” do ESG.

Sobre o “S”, que tal reestruturar as práticas de RH, como a de seleção e recrutamento, para garantir uma equipe diversa, que contemple diferentes grupos, especialmente aqueles comumente excluídos dos postos de trabalho? Ou mesmo mapear as demandas da comunidade, onde sua empresa está sediada, para apoiar as populações locais com iniciativas emergenciais e de longo prazo, a fim de mitigar os efeitos negativos da pandemia?

Por fim, com relação ao “G”, talvez seja a hora de estabelecer novos critérios que garantam mais transparência às relações que a empresa estabelece dentro e fora dela, assim como dar autonomia aos conselhos e comitês para que possam contribuir com sugestões e iniciativas que sustentem os negócios e a imagem da marca junto aos clientes e investidores.

Se você ainda não se convenceu dos benefícios da agenda ESG para a sua marca, talvez mais alguns dados possam ajudar!

Afinal, as consequências trazidas pela Covid-19 estão postas. Portanto, é imperativo repensar estratégias que deem conta não só de manter a sua empresa ativa, mas, também, de conquistar seu espaço no grupo das corporações que estão muito à frente de seu tempo, como verdadeiros escudos de proteção de suas marcas, de seus colaboradores (e suas famílias) e do equilíbrio social e econômico dos novos tempos.

A Tide Social pode ajudar a sua empresa a fazer parte desse time. Então, vamos marcar uma conversa?