No último ano, o número de refugiados bateu recorde ao atingir mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a se deslocar por guerras e violações de direitos humanos. Somente no Brasil, são mais de 65 mil pessoas reconhecidas como refugiadas.
Embora o país tenha um protocolo para receber refugiados e migrantes, esse público enfrenta diversos desafios ao chegar no Brasil, como a xenofobia, a violação de direitos humanos e o trabalho informal precário. Uma das organizações do terceiro setor que visam mudar esse cenário é a Visão Mudial, que, em abril deste ano, lançou o “Selo Empresa Amiga do Migrante”. O objetivo da ferramenta é certificar e reconhecer empresas que contratam pessoas migrantes e refugiadas.
Para falar sobre a situação dos refugiados e dos migrantes no Brasil, recebemos no Perspectiva desta terça-feira (30/05) Andréa Freire, gerente sênior de operações da organização Visão Mundial; e Padre Marcelo Maróstica, vice-diretor da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo.
Também contamos com a participação de Marina Pechlivanis, da plataforma Educação para Gentileza e Generosidade, e João Paulo Vergueiro, diretor da organização Giving Tuesday para a América Latina e Caribe.
O Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as terças-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.