ONG Visão Mundial criou “Selo Empresa Amiga do Migrante”, que reconhece empresas comprometidas com a inclusão de migrantes e refugiados; cerimônia acontecerá dia 24 de junho
Cerimônia acontece no dia 24 de junho, dentro a programação em homenagem aos 30 anos do Museu da Imigração, e vai premiar ADP, Burtin, Medral e Teleperformance, empresas parceiras que estão engajadas com a inclusão de migrantes e refugiados no mercado de trabalho brasileiro.
O objetivo do evento é celebrar e destacar as empresas que têm adotado ações concretas para promover a política de inclusão de migrantes e refugiados em seus quadros de colaboradores. As empresas credenciadas para receber a premiação, segundo os critérios previstos no Selo, cumprem compromissos fundamentais, como formalizar a parceria por meio de um termo de adesão, realizar a sensibilização de seus colaboradores e efetuar pelo menos uma contratação de migrantes encaminhados pelo projeto.
Representantes das empresas premiadas estarão presentes para compartilhar suas experiências de sucesso, mostrando como a inclusão de migrantes pode contribuir para fortalecer suas políticas de responsabilidade social, enriquecer a troca cultural e criar um clima organizacional mais diverso e acolhedor
A programação fará parte da Semana do Refugiado, promovida pela Visão Mundial por meio do projeto Ven, Tú Puedes!, que neste ano comemora cinco anos de resposta à crise migratória venezuelana.
O selo é uma forma de reconhecer o esforço das empresas que estão engajadas na causa da migração. “O Selo é um meio de contribuir para a empregabilidade e a integração dessas pessoas na sociedade, apoiando-lhes no processo de garantia de direitos e atuando diretamente no acesso a meios de vida para a transformação que eles buscam ao chegar aqui”, afirma a gerente do projeto, Angela Karinne Mota.
O evento ocorrerá no sábado, 24 de junho, às 14h, no Museu da Imigração, localizado na Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo – SP; Ingresso gratuito.
A Visão Mundial trabalha em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, além de atuar pela proteção de populações vulneráveis em todo o mundo. Fundada em 1950, teve como intuito inicial levar a justiça e assistência às crianças vítimas da pobreza, em Oregon, nos Estados Unidos. Presente em mais de 100 países, trabalha para auxiliar a todas as pessoas sem distinção de credo, etnia ou gênero.
A iniciativa da Visão Mundial está alinhada com a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que destacam a importância da inclusão, da diversidade no mercado de trabalho e a redução das desigualdades.