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DISCIPLINAS
Comunicação Institucional
Ao longo de três décadas, o Instituto Ayrton Senna acumulou conquistas, estabeleceu valores sólidos e construiu uma relação de confiança com suas comunidades e parceiros. No ano de comemoração dos 30 anos do Instituto, a Tide Social foi desafiada a projetar o futuro em palavras.
Este projeto demanda uma comunicação que equilibre o respeito ao legado com a inovação necessária para se manter relevante em um cenário em constante transformação. Durante seis meses, a Tide Social trabalhou intensamente na criação do Guia Verbal para o Instituto.
Para quem busca consolidar sua atuação sem perder sua essência, o Guia Verbal é mais do que um documento: é um pilar estratégico. Ele fornece uma base sólida para a comunicação, orientando desde o tom de voz até o tipo de linguagem e expressões que reforçam a identidade da organização. Esse alinhamento é essencial quando pretende-se padronizar a comunicação, atrair novos públicos e parceiros sem afastar aqueles que já depositam sua confiança.
Cada Guia Verbal desenvolvido pela Tide Social é estruturado para atender perfeitamente a demanda específica do cliente, mantendo alguns pilares inegociáveis. Para este projeto, revivemos e consolidamos a narrativa do IAS assegurando que seu legado fosse celebrado e preservado – uma base sólida que reflete conquistas e valores essenciais.
Definimos o jeito de falar e o tom de voz como base do material, estabelecendo um tom acolhedor e empático. Inserimos frases relacionadas ao universo do cliente, como Educação, Potência e Automobilismo.
Incluímos também orientações sobre como abordar temas sensíveis, mantendo sempre a postura e os valores do IAS. A lista de “fazer” e “não fazer” ajuda a evitar ambiguidades e orienta os comunicadores a seguir a linha correta. Para garantir um alinhamento completo, foram ouvidos muitos profissionais do IAS, respeitando a história e considerando uma diversidade de pontos de vista.
Por fim, nossa parte favorita: criamos um banco de textos prontos para copiar e colar, que promove agilidade e consistência, com conteúdo já adaptado para campanhas e comunicações institucionais.
Com o Guia Verbal, o IAS não apenas padronizou sua comunicação, mas também fortaleceu sua identidade. Esse alinhamento permitiu que toda a equipe represente o Instituto com segurança, mantendo uma voz única em todos os pontos de contato. Ao adotar um guia como este, o IAS reafirma seu compromisso com o passado e o futuro, mostrando ao público que está preparado para evoluir sem renunciar a sua essência..
Temos um grande orgulho da paleta verbal*! Selecionamos palavras que representam a essência do Instituto Ayrton Senna, criando uma identidade verbal autêntica e facilmente reconhecível.
Este material foi apresentado ao time do Instituto Ayrton Senna e às agências de comunicação por meio de workshops leves e interativos, com o objetivo de garantir o máximo alinhamento.
Durante os workshops, apresentamos também exemplos práticos, facilitando a aplicação do guia no dia a dia e oferecendo referências concretas para a comunicação de cada mensagem.
* Projeto desenvolvido em parceria com Gi Marques.